domingo, 17 de novembro de 2024

Clube de Leitura "Leituras e outras cenas"

 O Clube de Leitura AEPPN “Leituras e Outras Cenas” retomou as suas sessões mensais com o arranque do ano letivo, na Biblioteca da EB José Carlos da Maia. O Clube reúne na 3.ª quarta-feira de cada mês, salvo exceções que, atempadamente, são informadas. Habitualmente, são mais de uma dezena os elementos, entre professores, encarregados de educação, elementos da comunidade e uma ex-aluna.

A primeira sessão decorreu em setembro, sendo o mote da mesma a partilha das leituras de verão. Foram muitas e diversificadas.

Como é hábito, no final de cada sessão são sugeridos 3 títulos que serão lidos durante um mês e debatidos na sessão seguinte.

Para além desses títulos, os participantes partilham sempre outras leituras e descobertas que vão fazendo, a propósito de livros, adaptações cinematográficas, abrindo o apetite para descobrir novos livros e ampliando o alcance inicial deste projeto.

É muito interessante a forma como os livros, oriundos de várias bibliotecas escolares, públicas ou pessoais, uns comprados, outros emprestados, rodam pelos vários elementos, numa cadeia de empréstimos, dando vida a uma verdadeira comunidade de leitores, onde a partilha, a troca de ideias e de afetos reinam.

De louvar também o apoio da Dª Dadinha, que zela pela segurança e abertura da escola after hours, e de todos os funcionários, guardiões dos livros nos pontos de trocas, seja no PBX ou na portaria.

O Clube está sempre de portas abertas para receber novos elementos. Queres experimentar?

Dirige-te à Biblioteca.

Sugestões de outubro:

“Um cão no meio do caminho” de Isabela Figueiredo, “A carteira” de Francesca Giannone e “Amêndoas” de Won-Pyung Sohn.


Sugestões de novembro:

“Mil Sóis Resplandecentes” de Khaled Hosseini, “Falar Piano e Tocar Francês” de Martim Sousa Tavares e “A Vegetariana” de Han Kang, galardoada recentemente com o prémio Nobel da Literatura.    


  
(continua....)


terça-feira, 1 de outubro de 2024

Batalha dos Livros - projeto de referência no Agrupamento

A Batalha dos Livros realiza-se este ano pela 16.ª vez consecutiva e é já um projeto de referência tanto no agrupamento, como em toda a comunidade escolar olhanense.

Esta iniciativa, organizada pela Rede de Bibliotecas de Olhão e à qual o Agrupamento Paula Nogueira tem aderido sempre com elevado volume de participantes,  visa promover a leitura autónoma e o prazer de ler entre os alunos.
 Este projeto de leitura, em forma de concurso,  destina-se a alunos do 3.º ao 6.º ano de escolaridade. Ao longo da competição, os participantes, organizados em equipas de até quatro elementos,  são desafiados a ler um total seis livros por cada escalão, selecionados pela organização.Pretende-se que a seleção privilegie sempre  livros desafiantes, que estimulem a curiosidade, a imaginação e o sentido crítico, para além do gosto pela leitura.

 A "Batalha dos Livros" desenrola-se em três fases, denominadas "Capítulos":
 • 1.º Capítulo Batalha com amigos: Realizado em janeiro nas respetivas escolas, onde todas as equipas participam e são apuradas as três melhores de cada escola.
 • 2.º Capítulo Batalha em família: Decorre em março, durante a Semana da Leitura, ainda nas escolas, com as equipas apuradas na fase anterior e com a participação das famílias (cada elemento pode convidar um familiar para se juntar à equipa).
 • 3.º Capítulo Batalha na cidade: Acontece, este ano,  em abril, na Escola Secundária Dr Francisco Fernandes Lopes e na Biblioteca Municipal, reunindo as equipas finalistas de cada escola. 
 Este projeto conta com a colaboração de professores, órgão de gestão e famílias.

 A "Batalha dos Livros" é uma competição saudável que promove a leitura autónoma e a consolidação  de hábitos e de competências de leitura, incentivando o gosto pela literatura,   a cooperação e a comunicação.

Regulamento

Livros





quarta-feira, 24 de julho de 2024

CLUBE DE LEITURA AEPPN “LEITURAS E OUTRAS CENAS”

Chegado o final do ano letivo,  o Clube de Leitura gostaria de agradecer a todos os seus membros pela participação, partilha e boa-disposição, que foram constantes nas sessões realizadas ao longo deste ano letivo.

Em modo de balanço, deixamos aqui as sugestões de leitura propostas durante este ano.


Contamos convosco no próximo ano!

Boas Leituras!




segunda-feira, 24 de junho de 2024

Ver para Ler

 

A Biblioteca Escolar do século XXI pretende criar hábitos de leitura, não apenas porque ler nos abre novos horizontes, mas porque a matéria escrita nos pode levar à interpretação individual, no fundo, a uma liberdade criada apenas dentro de nós. Esse jogo, que nos oferece a oportunidade de desenhar interiormente o protagonista ou os cenários descritos em cada página, talvez seja onde triunfa o livro, na possibilidade de nos conduzir entre mundos, mas na condição de sermos nós, o leitor, a decidir quais e de que forma existem.

O concurso Ver para Ler, agora no seu 3.º ano, foi idealizado para desconstruir e reconstruir este processo inventivo. Num primeiro nível, pode apresentar-se como sendo a comparação entre um livro e a sua adaptação cinematográfica, onde o aluno deverá reconhecer diferenças e identificar semelhanças entre ambos. Contudo, o objetivo, num plano mais profundo, pretende levar à reflexão entre o filme que realizamos com as nossas personagens, num mundo que inventámos pelas palavras do escritor, e aquele produzido para ser projetado numa sala de cinema, adaptado e, por vezes, amputado  pela força das duas horas impostas pela indústria cinematográfica.

 O Ver para Ler quer relevar a história além do meio onde é partilhada. Ainda que as diferenças existam, o importante será compreendê-las e aceitá-las, como parte inerente ao processo criativo. É um projeto que procura a reflexão a vários níveis, durante a leitura do livro ou o visionamento do filme, na comparação entre obras, na justificação das decisões no processo de adaptação e durante a prova, em si, onde as perguntas são criadas para conduzir o aluno ao longo de uma terceira narrativa: de que forma essas obras existem, quem são as pessoas que as criaram ou onde foi registado o filme a que assistiram.

Este projeto de leitura, provocador no seu centro, fomenta a crítica, compara as personagens criadas em cada um de nós com os atores selecionados para o papel,  e os cenários desenhados intimamente com os captados na lente.

A prova em si, para os alunos do 3.º ciclo, integra 25 perguntas/desafios, todas passíveis de serem pesquisadas na Internet, divididas em momentos distintos,  sendo realizada em grupos de dois elementos. Pergunta-se sobre o autor do livro, chamando a atenção sobre a obra, além do livro e sobre o realizador, além do filme; a relação entre obras; das diferenças mais simples às mais contundentes; compara-se a banda sonora do filme com as imagens do filme ou com frases do livro; ordenam-se fotogramas de acordo com o livro; ouve-se música e pesquisa-se curiosidades aparentemente inócuas.

Neste ano letivo, foram selecionadas as obras O Amigo Gigante, de Roald Dahl (livro) e de Steven Spielberg (filme). Como resultado, no Agrupamento, participaram 30 equipas: 12 da escola José Carlos da Maia e 18 da escola Professor Paula Nogueira. Ao nível do concelho, houve 102 inscrições, 204 alunos de sete escolas que leram um filme e que viram um livro (foi assim escrito propositadamente).

O projeto Ver para Ler, idealizado e dinamizado pelos professores bibliotecários de Olhão, destina-se não só aos alunos do 3.º ciclo, mas também aos do secundário de todas as escolas do concelho, e conta com o apoio da Biblioteca Municipal e da autarquia.

 É um projeto de parceria que começa a ser um marco na história da Rede de Bibliotecas de Olhão e já tem assegurada a continuidade para o próximo ano.

Conheça aqui o Regulamento do Ver para Ler

A  prova deste ano


Fotos da atividade








quarta-feira, 12 de junho de 2024

Batalha dos Livros 16.ª edição

 A 16.ª edição da Batalha dos Livros realizou-se durante o ano letivo e decorreu, como já é habitual, com grande entusiasmo. Este ano, este projeto de leitura autónoma e por prazer foi reformulado e conta com novos desafios, alguns dos quais incluem a participação das famílias, de acordo com o regulamento elaborado pela organização, a Rede de Bibliotecas de Olhão.

Nesta nova versão, participaram alunos do 3.º ao 6.º anos de escolaridade e, como sempre, em equipas até 4 elementos. No total foram lidos 12 livros, 6 por escalão;  as provas  decorreram em 3 capítulos (fases), sendo que dois decorreram  nas respetivas escolas e o último na Escola Secundária de Olhão e na Biblioteca Municipal.
Em janeiro desenrolou-se  o 1.º capítulo, tendo participado centenas de alunos. 

O 2.º capítulo, que decorreu de 18 a 22 de março, durante a Semana da Leitura, foi cumprido pelas 3 equipas de cada escola  que obtiveram melhores resultados no 1.º capítulo. 

O 3.º capítulo realizou-se em maio (2.º escalão) e em junho (1.º escalão), na Escola Secundária e na Biblioteca Municipal, no qual participaram as equipas apuradas em cada escola.

A  organização, como sempre, esteve  a cargo da Rede de Bibliotecas de Olhão e contou com a preciosa colaboração de todos os professores dos níveis de escolaridade envolvidos e o apoio dos órgãos de gestão dos AE de Olhão e das famílias. O Município de Olhão apoiou, mais uma vez, este projeto que tantos leitores tem conquistado ao longo dos últimos 16 anos.






sexta-feira, 10 de maio de 2024

Concurso de fotografia A...Mar Leitura

 Enquadrado no programa aLer mais e melhor, as bibliotecas do agrupamento promoveram o concurso de fotografia subordinado às temáticas da leitura por prazer e do mar. Concorreram alunos de todas as escolas do agrupamento, com fotos muito  inspiradoras, mostrando como os nossos alunos gostam de ler  com o mar como pano de fundo ou local aprazível que favorece esta prática de lazer.

 Durante a exposição fotográfica, todos os alunos foram convidados a votar na  sua fotografia favorita. As  três fotos mais votadas e os respetivos autores encontram-se aqui.

Esta foi a que recolheu maior número de votos. 

1º lugar  - 39,5% dos votos - Santiago Correia - EB Quelfes

sábado, 30 de março de 2024

À conversa com... o escritor Carlos Granja



No passado dia 22 de março várias turmas de 5º e 6º anos estiveram à conversa com o escritor Carlos Nuno Granja, que esteve presente no nosso agrupamento, nos auditórios das Escolas Básicas José Carlos da Maia e Professor Paula Nogueira.

Foram sessões animadas, nas quais o autor falou um pouco de si e do seu caminho como escritor. Os alunos participaram na atividade e colocaram algumas questões acerca do processo de escrita e edição de livros.

Houve ainda sessão de autógrafos para todos os que adquiriram livros do autor.

Alguns livros do autor que os alunos puderam adquirir:


Montra de livros do autor na Biblioteca







Boas Leituras!

quarta-feira, 20 de março de 2024

Miúdos a votos - os livros mais fixes!





             Este ano, mais uma vez, a Biblioteca da José Carlos da Maia promoveu o projeto Miúdos a Votos. 

Este ano, apenas  a turma do 4.º B do 1.º Ciclo da EB JCM (professora Guida Brito) se envolveu no processo, tendo desafiado toda a escola a participar no ato eleitoral. A turma dividiu-se em três grupos e cada um selecionou um livro para realizar a campanha,  da lista de vinte livros previamente propostos a nível nacional.

Durante a campanha eleitoral, que decorreu de 22 de fevereiro a 8 de março, os alunos desenvolveram várias ações de campanha, tendo apresentado os melhores argumentos para que o seu livro fosse o mais votado, através de cartazes e vídeos.

No dia 12 de março decorreu o ato eleitoral, simulando uma situação real de eleição de pessoas, no qual participaram todas as turmas do 1º ciclo da escola, num total de 240 alunos, vencendo as eleições o livro “Gravity Falls: livro 3”, com um total de 121 votos.

Esta atividade foi bastante enriquecedora para todos os alunos, pois permitiu compreender e experienciar como se processa um ato eleitoral, para além de promover a leitura por prazer e o debate em torno dos livros e das histórias.

Parabéns à turma organizadora pelo seu empenho e às restantes turmas pela sua participação!


segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Clube de Leitura do AEPPN

 O Clube de Leitura do AE "Leituras e outras cenas" deu início às suas atividades no passado dia 21 de fevereiro, na Biblioteca da Escola Básica José Carlos da Maia. O clube conta  já com  29 membros inscritos,  entre Professores, Encarregados de Educação, adultos da comunidade e alunos.

A 1.ª sessão decorreu de forma bastante informal, calorosa e oportuna para a troca de ideias, partilhas acerca de livros significativos para cada um e convívio entre todos, tendo contado com a presença da Diretora do Agrupamento.



A próxima sessão deste Clube ocorrerá no mês de março, em data ainda a combinar. Para a sessão foram propostos três títulos, podendo cada membro escolher o que pretende ler.

O Clube de Leitura pretende ser  um ponto de encontro entre pessoas que partilhem o gosto pela leitura, num espaço  agradável  e estimulante, no qual os membros se sintam à vontade para exporem as suas opiniões e sentimentos acerca das obras lidas. 

Quer participar? Ler mais aqui.

Miúdos a Votos- Leitura e cidadania em ação!

 Como já é habitual, o Agrupamento desenvolveu o projeto "Miúdos a votos, promovido pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e pela Vi...