segunda-feira, 24 de junho de 2024

Ver para Ler

 

A Biblioteca Escolar do século XXI pretende criar hábitos de leitura, não apenas porque ler nos abre novos horizontes, mas porque a matéria escrita nos pode levar à interpretação individual, no fundo, a uma liberdade criada apenas dentro de nós. Esse jogo, que nos oferece a oportunidade de desenhar interiormente o protagonista ou os cenários descritos em cada página, talvez seja onde triunfa o livro, na possibilidade de nos conduzir entre mundos, mas na condição de sermos nós, o leitor, a decidir quais e de que forma existem.

O concurso Ver para Ler, agora no seu 3.º ano, foi idealizado para desconstruir e reconstruir este processo inventivo. Num primeiro nível, pode apresentar-se como sendo a comparação entre um livro e a sua adaptação cinematográfica, onde o aluno deverá reconhecer diferenças e identificar semelhanças entre ambos. Contudo, o objetivo, num plano mais profundo, pretende levar à reflexão entre o filme que realizamos com as nossas personagens, num mundo que inventámos pelas palavras do escritor, e aquele produzido para ser projetado numa sala de cinema, adaptado e, por vezes, amputado  pela força das duas horas impostas pela indústria cinematográfica.

 O Ver para Ler quer relevar a história além do meio onde é partilhada. Ainda que as diferenças existam, o importante será compreendê-las e aceitá-las, como parte inerente ao processo criativo. É um projeto que procura a reflexão a vários níveis, durante a leitura do livro ou o visionamento do filme, na comparação entre obras, na justificação das decisões no processo de adaptação e durante a prova, em si, onde as perguntas são criadas para conduzir o aluno ao longo de uma terceira narrativa: de que forma essas obras existem, quem são as pessoas que as criaram ou onde foi registado o filme a que assistiram.

Este projeto de leitura, provocador no seu centro, fomenta a crítica, compara as personagens criadas em cada um de nós com os atores selecionados para o papel,  e os cenários desenhados intimamente com os captados na lente.

A prova em si, para os alunos do 3.º ciclo, integra 25 perguntas/desafios, todas passíveis de serem pesquisadas na Internet, divididas em momentos distintos,  sendo realizada em grupos de dois elementos. Pergunta-se sobre o autor do livro, chamando a atenção sobre a obra, além do livro e sobre o realizador, além do filme; a relação entre obras; das diferenças mais simples às mais contundentes; compara-se a banda sonora do filme com as imagens do filme ou com frases do livro; ordenam-se fotogramas de acordo com o livro; ouve-se música e pesquisa-se curiosidades aparentemente inócuas.

Neste ano letivo, foram selecionadas as obras O Amigo Gigante, de Roald Dahl (livro) e de Steven Spielberg (filme). Como resultado, no Agrupamento, participaram 30 equipas: 12 da escola José Carlos da Maia e 18 da escola Professor Paula Nogueira. Ao nível do concelho, houve 102 inscrições, 204 alunos de sete escolas que leram um filme e que viram um livro (foi assim escrito propositadamente).

O projeto Ver para Ler, idealizado e dinamizado pelos professores bibliotecários de Olhão, destina-se não só aos alunos do 3.º ciclo, mas também aos do secundário de todas as escolas do concelho, e conta com o apoio da Biblioteca Municipal e da autarquia.

 É um projeto de parceria que começa a ser um marco na história da Rede de Bibliotecas de Olhão e já tem assegurada a continuidade para o próximo ano.

Conheça aqui o Regulamento do Ver para Ler

A  prova deste ano


Fotos da atividade








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