sexta-feira, 13 de junho de 2025

"Todas as Línguas são Camões": Um projeto que celebra a diversidade cultural e linguística na Escola e Camões como ponte entre culturas e povos

Durante o presente ano letivo, o nosso agrupamento embarcou numa emocionante viagem cultural com o projeto "Todas as Línguas São Camões", uma iniciativa da Biblioteca Escolar e do Laboratório de Educação Digital, integrada no desafio da Rede de Bibliotecas Escolares: Camões , Engenho e Arte.

Este projeto audiovisual inovador envolveu alunos de 26 nacionalidades diferentes, convidados a declamar Os Lusíadas,  de Luís Vaz de Camões — um dos maiores nomes da literatura portuguesa e mundial — nas suas línguas maternas. Através desta partilha, os alunos deram voz à riqueza das suas origens e celebraram a diversidade linguística que enriquece a vida escolar.




Com o objetivo de criar uma verdadeira viagem cultural pelo planeta, o vídeo resultante do projeto pretendeu mostrar como a poesia épica camoniana pode ser um elo entre diferentes culturas, ultrapassando barreiras linguísticas e aproximando tradições, experiências e histórias de vida. Ao mesmo tempo, promoveu a expressão individual, o orgulho identitário e a valorização das línguas maternas.

O resultado final desta colaboração multicultural foi apresentado publicamente no Dia do Agrupamento, a 7 de maio, no Auditório Municipal de Olhão. O vídeo emocionou a audiência e mostrou, com sensibilidade e criatividade, como a palavra poética continua a unir vozes e mundos, mesmo quando dita em idiomas distintos.

Ver o trabalho final no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=E-lTEIc9oQE



Este projeto é mais do que uma homenagem a Camões — é um testemunho vivo da diversidade e da inclusão, que transforma a escola num espaço onde todas as línguas têm lugar, e onde a cultura é celebrada como uma ponte entre o passado e o futuro, o local e o global.

Ver no blogue das Bibliotecas:  https://bibliotecaspaulanogueira.blogspot.com/search/label/VcentenarioCam%C3%B5es


quarta-feira, 9 de abril de 2025

Segundo Capítulo da 16.ª Edição da Batalha dos Livros Realizado com Sucesso nas Escolas do Agrupamento

 Durante a Semana da Leitura, decorreu nas escolas do Agrupamento, o segundo capítulo da 16.ª edição da Batalha dos Livros, uma iniciativa promovida pela Rede de Bibliotecas de Olhão. Este projeto visa incentivar a leitura autónoma e o prazer de ler entre os alunos do 3.º ao 6.º ano de escolaridade.

Após a primeira fase, realizada em janeiro, onde participaram centenas de alunos, as três equipas com melhores resultados de cada escola avançaram para este segundo capítulo. Nesta etapa, denominada "Batalha em Família", cada elemento das equipas pôde convidar um familiar para se juntar à competição, promovendo assim a participação ativa das famílias no processo educativo e reforçando os laços entre a escola e a comunidade.

A reação das famílias foi marcadamente positiva, com muitos a destacarem a alegria de partilhar momentos de leitura com os filhos e a oportunidade de regressar, ainda que simbolicamente, aos bancos da escola. Para alguns, foi mesmo a primeira vez que participaram num projeto escolar deste género, o que tornou a experiência ainda mais significativa.

Além de estudarem os livros em conjunto, muitas famílias organizaram sessões de leitura em casa, criaram jogos para testar os conhecimentos uns dos outros e até simularam batalhas em ambiente familiar. Este envolvimento contribuiu para reforçar os laços afetivos e valorizou o papel da leitura como prática partilhada e familiar.

Participaram nesta fase 84 alunos e 70 famílias.

Até ao momento os alunos já leram 5 livros e, os que passaram à fase seguinte,  vão começar 6.ª leitura para se prepararem para o terceiro capítulo da Batalha. Esta fase final e concelhia, vai realizar-se  em maio,  na Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes e na Biblioteca Municipal de Olhão.






terça-feira, 18 de março de 2025

Miúdos a Votos- Leitura e cidadania em ação!

 Como já é habitual, o Agrupamento desenvolveu o projeto "Miúdos a votos, promovido pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e pela Visão Júnior.

Neste projeto os alunos são chamados a eleger os livros que mais gostaram de ler, o que lhes permite perceber para que serve e como se organiza um processo eleitoral. A iniciativa segue as regras e procedimentos de umas eleições políticas (recenseamento, apresentação de candidaturas, campanha eleitoral, votação e escrutínio).

Os alunos da turma do 4º B (professora Rosa Eugénio) organizaram-se em três grupos, sendo que cada um escolheu um livro de entre os vinte propostos, através do recenseamento nacional, para promoverem e fazerem campanha.

Durante a campanha eleitoral, que decorreu de 20 de janeiro a 10 de março, estes  alunos elaboraram cartazes e apresentaram os melhores argumentos, realizando ações juntos das várias turmas,  em defesa do seu livro favorito e apelando ao voto no mesmo.




Alguns dos cartazes da campanha.

No dia 12 de março, na EB JCM, 1º ciclo, decorreu a votação, cumprindo-se com rigor as regras de um ato eleitoral. 



 A atividade foi um sucesso, tendo participado na votação todas as turmas de 1º ciclo da referida escola, num total de 243 alunos. Contados os votos, saiu vencedor o livro “ Diário de um Banana: Um Romance com Cartoons | Toque do Queijo” de Jeff Kinney. 



Parabéns à turma organizadora pelo seu empenho e às restantes turmas pela sua participação!





domingo, 5 de janeiro de 2025

Voluntários de Leitura- Elementos-chave na promoção da competência leitora

  À semelhança do ano letivo transato, este ano o AEPPN aderiu novamente ao projeto "Voluntários de Leitura" promovido pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE).

Este projeto visa, entre outros:

  • Promover o prazer de ler;
  • Fomentar a leitura;
  • Ler para um pequeno grupo, para uma turma, em sessões de 30 a 60 minutos;
  • Apoiar os docentes nas atividades de promoção da leitura.

                                      Fonte_ Dall-e

Atualmente, o projeto no nosso AE conta com a participação de sete voluntárias (docentes do AEPPN e Encarregados de Educação) que desenvolvem atividades de leitura com grupos do pré-escolar e do 1.º ciclo. Encontram-se abrangidas três turmas de 1º ano, quatro turmas de 2º ano e treze grupos de Pré-Escolar.

Um bem-haja a todos as voluntárias que decidiram disponibilizar uma parte do seu tempo para se dedicarem a este projeto.

Quer saber mais sobre este projeto?

Veja aqui.


"Todas as Línguas são Camões": Um projeto que celebra a diversidade cultural e linguística na Escola e Camões como ponte entre culturas e povos

Durante o presente ano letivo, o nosso agrupamento embarcou numa emocionante viagem cultural com o projeto  "Todas as Línguas São Camõe...